Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
- Mãe, estive a ler a Bíblia.
- A Bíblia, David? A tua Bíblia ilustrada?
- Não, a tua Bíblia. A azul, sabes.
- Ai sim? E que leste tu?
- Estive a ler a Carta aos Romanos. Aquela Carta de S. Paulo!
Troquei um olhar cúmplice com o Niall, que escutava a conversa divertido. Sentado no sofá, o David tinha num dos lados a Bíblia, e no outro, um livro de Asterix, que ele adora ler. Calculei imediatamente o porquê da "Carta aos Romanos"...
- Olha lá, o que é que tu leste nessa carta?
- Não percebi muito bem. Mas era sobre Deus, lá isso era!
- Também me parece que sim - Atalhei. E continuei: - David, porque é que tu gostas dos Romanos?
- Porque são soldados! Pelo menos no Asterix são.
- Sabes que S. Paulo escreveu um texto especial para os soldados?
O David olhou-me com os olhos muito abertos e estendeu-me a Bíblia:
- Lê-me esse texto!
- Ora escuta então:
"Revesti-vos da armadura de Deus, para terdes a capacidade de vos manterdes de pé contra as maquinações do diabo. Mantende-vos, portanto, firmes, tendo cingido os vossos rins com a verdade, vestido a couraça da justiça e calçado os pés com a prontidão para anunciar o Evangelho da paz; acima de tudo, tomai o escudo da fé, com o qual tereis a capacidade de apagar todas as setas incendiadas do maligno. Recebei ainda o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a Palavra de Deus." (Ef 6, 10-17)
Quando terminei, o David tinha um sorriso largo na cara.
- Ena, pá! Diz lá outra vez como é essa roupa!
Repeti cada detalhe, devagar, fazendo os gestos com ele. Por fim, rimo-nos juntos. S. Paulo tinha cá cada ideia!
Sabes, David, a vida cristã é e será sempre uma batalha, e só vencerá quem souber lutar. Podia ler-te muitas outras passagens de S. Paulo, em que o Apóstolo nos fala da luta entre a carne e o espírito, entre a vontade do homem e a vontade de Deus... Mas esta chega para entenderes que precisas de te preparar para a batalha, se quiseres ser vencedor!
David, não penses que a obediência a Deus é tarefa fácil, ou tarefa de um dia! Não penses que conseguirás ser santo sem muita luta. Mas de uma coisa podes ter a certeza: Jesus está lá, na frente da batalha, dando a vida para que nós sejamos, n'Ele, vencedores. Assim, não te esqueças de enfrentar as guerras com as palavras mágicas: "Nós, Jesus, Tu e eu..." Ámen!