Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
Falei aqui no sonho que marcou a vida do Francisco aos sete anos de idade, transformando a sua visão da morte e convertendo em alegria as suas lágrimas.
Mas o Francisco não foi o primeiro nem o último a receber a Palavra de Deus em sonhos! A Bíblia está cheia de testemunhos de crentes que, atentos de dia e de noite, atentos enquanto trabalhavam e enquanto descansavam, foram capazes de escutar o Senhor em sonhos. Logo no Livro do Génesis, por exemplo, temos José, o jovenzinho que foi atraiçoado pelos irmãos. Os seus sonhos tornaram-se famosos!
Mas talvez o maior sonhador de todos os tempos seja um outro José, o pai de Jesus. O Evangelho de S. Mateus começa precisamente com um sonho!
"Eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo...»" (Mt 1, 20)
E que fez José com o sonho que recebeu? José não hesitou um instante:
"Despertando do sono, José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor, e recebeu a sua esposa." (Mt 1, 24)
Mais tarde, José recebeu novo sonho:
"Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egipto e fica lá até que Eu te avise, pois Herodes procura o menino para o matar." (Mt 2, 13)
E de novo, que fez José?
"José levantou-se de noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egipto." (Mt 2, 14)
Haverá maior prontidão do que a deste homem? Haverá maior atenção do que a sua à Palavra de Deus? Só Maria o ultrapassa em santidade!
O Papa Francisco tem na sua casa no Vaticano uma imagem muito especial, que trouxe da Argentina: uma pequena escultura de S. José a, imagine-se, dormir!
(Foto da crónica de Andrea Tornielli)
A dormir, S. José escuta, naturalmente, a voz de Deus. A dormir, S. José escuta também os pedidos de oração do papa e de todos os que vivem a seu lado, contagiados por tal devoção. Os papelinhos vão-se amontoando sob a pequena estátua, formando uma bela "cama" para S. José poder continuar a sonhar - e a rezar!
Talvez hoje o Senhor me fale em sonhos, durante a noite... Ou talvez Ele me fale em sonhos, durante o dia! É preciso, como o Francisco e como S. José, estar desperto, mesmo durante o sono. E uma vez recebida a Palavra, é preciso levantarmo-nos de imediato e pô-la em prática, sem encontrarmos desculpas para nós próprios como a falta de tempo ou de jeito. Quantas vezes nos recusamos a dar a Deus um quarto de hora de oração em família, ou um dia de retiro, ou um dia de serviço aos irmãos, ou uma hora de visita aos doentes, ou uma hora semanal como catequistas, ou até mesmo a hora da missa dominical, por razões tão pequeninas como um cesto de roupa para passar a ferro! S. José levantou-se durante a noite e, com Maria e um recém-nascido, abandonou a sua própria casa sem saber quando a ela regressaria, só porque o Senhor falou...
S. José, pai sonhador de Jesus, ajuda-nos a sonhar como tu, escutando a voz de Deus e dispondo-nos a fazer tudo o que Ele nos disser. Amen!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.