Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



TEC (Trabalhos em Casa)

por Teresa Power, em 20.06.14

Chegaram as férias grandes. Com elas, longos dias em Nada, longas manhãs na praia, muito tempo livre. Com elas, o tempo de família por excelência. E com elas também, terminam os TPC e aumentam os TEC - Trabalhos em Casa - sem desculpas de que "amanhã tenho teste"...

São várias as tarefas que precisamos de repartir entre todos. Uma delas é, sem dúvida, tomar conta da Sara, que como sabem, gosta do perigo e da aventura. Eu sei que tomar conta da Sara é a minha tarefa, mas cá em casa adoptámos uma estratégia que todos aceitam sem protestar: quando a mãe está necessitada de uma hora de descanso,  o Francisco toma conta da Sara durante meia hora e a Clarinha durante outra meia. Tomar conta não implica deixar de fazer tudo o resto que lhes apetece fazer, significa apenas estar atentos para que a Sara não se atire do muro abaixo ou não coma a comida dos cães. Enfim, pode-se tomar conta da Sara enquanto se joga à bola, se pratica ginástica ou se resolve o cubo mágico, mas não se pode enquanto se escreve um post no escritório ou se faz o jantar na cozinha! O Francisco e a Clarinha costumam levar as suas meias horas muito a sério, contando pelo relógio, e quando termina o tempo vão imediatamente chamar-me, que uma hora de "descanso" deve ser mais do que suficiente para mim. E é!

 

Passar a ferro é outra actividade que os mais velhos partilham às meias horas. No outro dia, o Francisco veio ter comigo, depois da sua meia hora bem marcada no seu relógio:

- Quinze t-shirts, mãe. Acreditas que acabo de passar quinze t-shirts? As da Sara são mínimas, as do António também, mas ainda assim...

Não vos posso mostrar uma fotografia actual do Francisco a passar a ferro, porque ele não me autoriza, dizendo que este blogue, como o nome indica, é também dele. Mas posso-vos mostrar a foto da sua primeira experiência com o ferro, há três anos atrás:

 

E agora a Clarinha, na semana passada:

 

 

Quando é preciso algum trabalho que exija força muscular ou capacidade de perceber um manual de instruções, chamamos o Francisco. Esta semana, porque as férias estão aí e os piqueniques também, foi preciso colocar o tejadilho:

 

Aos dez anos, o Francisco aprendeu a usar o berbequim:

Agora é completamente autónomo em todo o tipo de trabalhos manuais em casa! A Clarinha também aprendeu, mas como o Francisco se oferece sempre para estas coisas, ela cede-lhe a vez... A Clarinha prefere costurar:

 

Que dizem da linda bolsa que ela fez para o meu terço?

 

Este ano, o grande desafio para os dois mais velhos será aprender a cozinhar a sério, e não apenas a fazer arroz, a cozer massa e a estrelar ovos. No fim do verão conto-vos como foi!

 

Manter limpas as casotas das galinhas, dos cães e dos gatos e alimentar todos estes animais é outra das tarefas dos mais velhos. No início era bastante divertida, agora é geralmente precedida de um suspiro.

O Niall e o Francisco partilham o mesmo sentido de humor. Outro dia encontrei um bilhetinho do Niall com instruções claras para o Francisco cumprir durante o dia. Colocou-o no espelho da casa-de-banho para o Francisco o ler ao levantar-se, pois o Niall saira de madrugada. À noite encontrei o mesmo bilhetinho na mesinha de cabeceira do Niall, depois de o Francisco o ter "enfeitado" com marcador preto:

 

Também os pequeninos precisam de aprender a trabalhar! Aspirar e limpar o carro é um trabalho em que eles são verdadeiros perfeccionistas:

 

 

A horta, claro, é outra grande tarefa!

 

O David já dobra as meias, procurando os pares no alguidar e colocando em diferentes montinhos as meias dos oito membros da família. Quando tenho tempo, peço ajuda à Sara para levar cada montinho para a respectiva gaveta. Ela adora levar as meias par a par para os quartos, abrir as gavetas de rompante e enfiar as meias nelas, empurrando-as e amassando-as bem para que não escapem! É uma tarefa que leva o seu tempo, mas tem a vantagem de manter a Sara longe de perigos durante uns belos quinze minutos...

 

Tantas tarefas domésticas que é preciso fazer numa casa! Quanto mais cedo as crianças aprenderem a realizá-las, mais naturais elas se lhes tornam. Um dia, quando tiverem a sua família, não ficarão à espera que seja o marido ou a mulher a tomar a iniciativa de cuidar da casa ou dos filhos! Tenho para mim que muitos conflitos conjugais seriam evitados se ambos, marido e mulher, estivessem dispostos a trabalhar em casa e o fizessem com alegria e boa vontade.

Educar para a santidade é sobretudo educar para servir. Quanto mais santos formos, mais servidores nos faremos dos nossos irmãos. Quanto mais importante for o nosso papel, maior deverá ser o nosso serviço. Foi Jesus quem o disse:

 

"Quem quiser ser grande entre vós, faça-se vosso servo. Pois também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por todos." (Mc 10, 43-45)

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:20


4 comentários

De Carla a 20.06.2014 às 07:57

Está muito bonita a bolsa da Clarinha. Parabéns. Aceitam-se encomendas ?????

De Teresa Power a 20.06.2014 às 09:04

Ela diz que sim!!! Bjs Teresa

De Bruxa Mimi a 20.06.2014 às 08:15

Gostei e gostei do post sobre Nada! :-)

De Carolina Maria a 20.06.2014 às 21:30

Isto sim, é educar os filhos para o futuro.
Ensiná-los a realizar tarefas domésticas em vez de lhes passar o tablet ou comando da televisão para as mãos =)
Sem dúvida que a Teresa e o Niall estão de parabéns pelo excelente trabalho na educação destas seis maravilhosas crianças.

Comentar post




subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D