Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
Ontem, no meio da azáfama das arrumações, antes de irmos de férias, a máquina de lavar a roupa avariou. Sim, eu sei que a carrego sempre demasiado, mas numa família numerosa, não tenho muita escolha... Acontece que o António tinha molhado a cama durante a noite (muito raro!) e a máquina estava particularmente cheia, com resguardos e lençóis. Como o programa não centrifugou, o resultado foi este:
Posso ser uma "grande mulher" em muitas coisas, mas na força muscular não sou de certeza. E torcer a roupa de cama toda à mão, não me convidem! O Niall e o Francisco são bastante mais capazes do que eu, e até se divertiram durante a tarefa improvisada. E eu fiquei a pensar no trabalho que era exigido à mulher antes das máquinas de lavar a roupa e a louça, dos micro-ondas, dos aspiradores, dos congeladores, do Continente, dos ultracongelados, dos Douradinhos...
Ouço com bastante frequência as famílias comentarem, com tristeza, que não têm tempo para rezar, porque a vida de hoje é muito complicada... Será que houve algum tempo em que a vida não fosse complicada? Quando o homem caçava mamutes e a mulher defendia as crias humanas das feras dos campos, seria mais simples ter tempo para rezar? Se, na verdade, rezar fosse uma questão de tempo, então as férias seriam o tempo ideal para as igrejas se encherem...
Rezar nunca foi uma questão de tempo. Rezar é uma decisão. Enquanto eu não estiver plenamente convencida da necessidade vital da oração, encontrarei sempre algo mais importante para fazer! Mas quando entender que nada é mais necessário no meu dia do que este encontro pessoal com o Senhor, então a oração ganhará prioridade sobre tudo o resto, e eu encontrarei tempo, mesmo que tenha de o "roubar" à televisão, ao sono, às tarefas domésticas, ao computador, ao trabalho ou ao descanso, e mesmo que tenha de torcer a roupa toda à mão!
"Escuta, Israel: o Senhor nosso Deus é o único Senhor! Amarás o Senhor com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E amarás o próximo como a ti mesmo. Faz isto e serás feliz!" (Lc 10, 27-28)