Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Testemunhos sobre o Planeamento Familiar Natural

por Teresa Power, em 11.12.14

Teste de Estudo do Meio, do David, terceiro ano:

- Como se chama o local onde vai crescendo o feto?

Resposta do David:

- Ovário.

- ???????

Estas férias, vamos ver juntos um bocadinho do magnífico filme "A Odisseia da Vida - Uma viagem fantástica da concepção ao nascimento", de Nils Tavernier. O Francisco e a Clarinha adoraram, e agora chegou a vez do David. Acho que está a precisar!

 

Há uns tempos atrás, partilhei aqui no blogue a minha ignorância, quase tão grande como a do David, acerca da maravilha da fecundidade conjugal, antes de descobrir o planeamento familiar natural, em véspera de casar. Podem encontrar estes três posts aqui, aqui e aqui.

Em consequência desse post, vários leitores me contactaram por mail, partilhando as suas experiências. Mas melhor ainda foi a participação de alguns casais no curso de planeamento familiar natural que a Associação Família e Sociedade propôs, e que eu divulguei no blogue.

Um desses casais foram a Olívia e o Álvaro. Com a radicalidade que tem marcado a sua caminhada para o céu, a Olívia deixou de fazer contracepção no exacto dia em que percebeu que ela não fazia sentido no contexto de uma caminhada cristã. E no dia seguinte inscreveu-se no curso! Se quiserem ler o seu testemunho, podem fazê-lo no seu blogue, aqui e aqui.

O outro casal de que tive conhecimento foram a Elsa e o Nelson. Estive com eles no retiro Famílias de Caná em Almada, e desde então temos trocado alguns mails. Deixo-vos aqui o seu testemunho:

 

"Desde a nossa preparação para o matrimónio que tivemos muita curiosidade sobre os métodos naturais de planeamento familiar. No entanto sentíamo-nos desencorajados na sua utilização porque sempre que se abordava este assunto, o que nos transmitiam era que estes métodos seriam pouco fiáveis para o caso de o casal não querer ter filhos e que ao utilizá-los iríamos de certeza ter uma grande probabilidade de ter muitos.

Através do blog “Uma Família Católica”, tivemos conhecimento que se iria realizar a 08 e 15 de novembro à tarde no auditório da Rádio Renascença em Lisboa, um curso de métodos naturais de planeamento familiar promovido pela Associação Família e Sociedade. Assim após alguma hesitação decidimos inscrever-nos e participar neste curso.

Quando chegámos à receção do auditório da Rádio Renascença foi com grande alegria que também estavam presentes para realizarem o curso, uma médica que tínhamos conhecido no convívio fraterno de casais, bem como a Olívia e o marido.

O curso foi dado de uma forma bastante simples por pessoas (médicas, enfermeiras, farmacêuticas, etc.) que nos mostraram através de vários métodos, que desde que as mulheres estejam atentas ao seu corpo, este indica-nos quais são os períodos férteis em cada ciclo. Além disso também nos foi explicado que estes métodos podem ser usados tanto para conseguir engravidar como para evitar uma gravidez e que mesmo antes da mulher iniciar a sua vida sexual pode detetar sinais de problemas, que eventualmente poderão acontecer mais tarde relacionados com infertilidade, abortos espontâneos e outros.

Houve um casal que foi convidado a dar testemunho, que referiu que apesar das dúvidas e dificuldades iniciais na utilização dos métodos sempre tiveram o acompanhamento dos monitores após o curso, que lhes iam tirando as dúvidas que iam surgindo até conseguirem utilizar os métodos corretamente. Este casal disse-nos “que não deveríamos olhar a fertilidade da mulher como uma doença em que se toma um comprimido para a curar, mas sim como algo que deve ser respeitado e que caso ocorra alguma gravidez, que devemos vê-la como uma dádiva e nunca como um erro”.

Após a parte teórica do curso, tanto para os casais como para os profissionais de saúde que frequentaram o curso há um acompanhamento por monitores que fazem parte da Associação, para apoio, esclarecimento de dúvidas e acompanhamento na utilização prática dos métodos para verificar se os estamos a utilizar corretamente.

Iniciámos logo após o curso a utilização dos métodos naturais, considerando-os uma mais-valia para a nossa relação como casal, tendo a certeza de que são tão ou mais fiáveis que os métodos artificiais sem terem os efeitos secundários destes.

Como casal recomendamos este curso a todos os casais e profissionais de saúde que pretendam saber mais sobre estes métodos naturais. Façam este curso, apliquem os métodos naturais de planeamento familiar e vão ver que ainda serão mais felizes!"

DSC00147.JPG

Desafio-vos então a participar num curso de planeamento familiar natural, se ainda o não fizeram, mesmo que não sejam cristãos ou católicos! A descoberta da riqueza da fertilidade conjugal ou da fertilidade feminina é sempre uma descoberta fascinante...

Para os católicos, deixo-vos um site belíssimo sobre todos os temas relacionados com a vida: One More Soul. Aqui encontram com fidelidade os ensinamentos da Igreja sobre contracepção, aborto, castidade, educação sexual, etc. Usem-no para tirar dúvidas, aprofundar o tema, reflectir em casal, trabalhar com jovens... Vale a pena!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 06:25


6 comentários

De Catarina Silva a 11.12.2014 às 10:06

Bom dia Teresa,

Queria ter-lhe enviado um email , depois daquela "discussão" no Pais de Quatro para a animar e dizer-lhe que aquele esforço argumentativo que fez, não tinha sido em vão, porque levou a que eu deixasse de tomar a pílula e passasse a usar o método natural. Não fiz o curso, só pesquisei na internet sobre o método Billings , e por isso estou um bocadinho receosa de não estar a entender bem o meu corpo. Estou receosa, mas não ao ponto de me petrificar, e por isso lá vou ensaiando este novo método.
Sinto-me melhor fisicamente (não sei se tem a ver com esta mudança), pois no período de pausa da pílula sentia-me tremendamente cansada, exausta mesmo, e agora já não.
Obrigada!

De Teresa Power a 11.12.2014 às 10:36

Que feliz me sinto, Catarina! Foi realmente um esforço argumentativo imenso para uma pessoa que não está acostumada a enfrentar plateias tão hostis... É bom saber que deu frutos!
Sim, ao deixar a pílula é natural que se sinta melhor fisicamente. Já ouvi outras histórias semelhantes! Hoje em dia é fácil aprender pela net, por isso não se preocupe. O método Billings é mesmo simples! Poderá sempre vir a fazer um curso, e até lá, confie em Deus... Ele não Se deixa vencer em generosidade, e certamente está muito feliz com o seu passo! Bjs

De Olívia a 11.12.2014 às 10:46

Olá bom dia, vou meter a colher na sua questão para lhe dizer que fomos duas a fazê-lo! Mais ainda, contacte a Associação Família e Sociedade pois eles têm uma rede de médicos (como os de família) espalhados pelo país, veja se consegue saber o mais próximo e marque uma consulta, eles ajudam imenso! Por exemplo a médica que me passou a acompanhar dá consultas no centro de saúde de Odivelas, e existem outros mais!
bjs Olívia

De Catarina Silva a 11.12.2014 às 11:19

Teresa, para quem não está habituada a enfrentar plateias hostis, saiu-se muito bem :)
Olivia , muito obrigada pela informação. Eu não sabia que esta Associação tinha uma rede de médicos. É muito bom, porque assim podemos sempre esclarecer duvidas com alguém que nos compreenda.
Beijinhos

De Olívia a 11.12.2014 às 18:51

Estes médicos e técnicas não "são" da associação, mas trabalham com ela. São pessoas especializadas em Planeamento familiar natural e estão nos centros de saúde, farmácias, é preciso saber é onde os encontrar, penso que se entrar em contacto com a AFS a informam!
:)

De Rita Marques a 26.05.2015 às 21:27

O planeamento familiar é muito importante. Obrigado por partilhar este artigo.

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D