Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Uau!

por Teresa Power, em 06.07.14

Oração familiar, algures durante a semana passada. Abro o Evangelho, e a leitura da missa diária é a Tempestade Acalmada. Leio:

 

“Jesus subiu para o barco e os discípulos seguiram-No. Então levantou-se, no mar, uma tempestade tão violenta, que as ondas cobriam o barco. Entretanto, Jesus dormia. Aproximando-se Dele, os discípulos despertaram-No, dizendo-Lhe: «Senhor, salva-nos, que perecemos!» Disse-lhes Ele: «Porque temeis, homens de pouca fé?» Então, levantando-Se, falou imperiosamente aos ventos e ao mar, e sobreveio uma grande calma. Os homens, admirados, diziam: «Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?»” (Mt 8, 23-27)

 

- Adoro esta história! - Exclama o David - Ena pá! Jesus é mesmo o máximo!

 

Recordo-me como se fosse hoje da primeira vez em que contei esta história aos mais pequeninos. O David devia ter uns quatro anos. Contei a história, e ele escutou, de olhar sonhador e boca aberta de espanto. O Niall chegou a casa uma hora mais tarde, e o David correu a esperá-lo à porta.

- Niall, Niall (o David sempre tratou o pai pelo nome, vá-se lá saber porquê), nem imaginas o que Jesus fez! Nem imaginas! Anda, pede à mamã que te conte!

O Niall ficou muito curioso. Teria acontecido algum milagre ali em casa? Teríamos recebido alguma notícia especial? O David não lhe deu tempo para tirar o casaco, e ali mesmo pediu-me novamente:

- Anda, mãe, conta ao papá o que Jesus fez! Conta!

E eu contei, utilizando as mesmas expressões de espanto e os mesmos gestos com que contara aos pequeninos, no meio de muita dramatização. Quando acabei, o David suspirou profundamente, deu a mão ao pai e concluiu:

- Uau!

 

O Evangelho é um livro pequenino, que muitos de nós conhecem quase de cor. Haverá novidade na Palavra de Jesus em cada dia da nossa vida? Rezar com a Palavra é ser capaz de dizer "Uau" a cada episódio da vida de Jesus, mantendo aquele espanto primordial que nos aquece o coração e nos abre ao amor de Deus...

 

O David e a Lúcia fizeram desenhos para ilustrar esta passagem do Evangelho.

Expliquei ao David que as tempestades mais sérias acontecem no nosso coração, e é aí, e não no mar, que Jesus gosta de vir acalmar o vento. Assim, o David desenhou um lindo sol, como podem ver, e escreveu a respectiva legenda: "No meu coração", não vá a gente pensar que é mesmo na natureza!

 

A Lúcia ficou impressionada com a força das ondas e do vento (confesso que sou bastante dramática ao contar esta história), e por isso, a "riscalhada" do desenho é propositada, representando essa mesma força:

 

 

Estão ou não estão bonitos? Enviem para o meu mail os desenhos dos vossos pequeninos sobre as histórias bíblicas. Adoraria publicá-los aqui!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:12


6 comentários

De Bruxa Mimi a 06.07.2014 às 11:25

Os meus filhos nunca se lembraram de fazer desenhos sobre as leituras da Bíblia e eu nunca me lembrei de lhes fazer essa sugestão... Mas acho a ideia ótima! :-)

De Teresa Power a 06.07.2014 às 21:51

Venham daí esses desenhos!

De Paula a 06.07.2014 às 18:45

Olá Teresa

Gostava de seguir as leituras da missa diárias, mas que tivesse uma pequena explicação delas. Conhece algum site que me possa recomendar? Obrigada e um beijinho

De ana santos a 06.07.2014 às 19:48

Pode procurar Evangelho do dia- EAQ- e selecionar o envio diário, vem sempre com comentário dado no passado por um bispo, papa, santo ou santa...

De Paula a 06.07.2014 às 20:09

Obrigada Ana Santos :)

De Teresa Power a 06.07.2014 às 21:50

A Ana Santos deu a resposta que eu também daria em relação à net. De facto, todas as manhãs, ao abrir o mail, tenho diante de mim as leituras da missa diárias e uma belíssima contemplação, escrita por grandes santos, etc! Contudo, para percebermos bem a leitura do Antigo Testamento, às vezes é preciso um pouco mais. O missal com as leituras da missa diária, em papel, é um livro precioso, porque todas, todas as leituras estão precedidas de uma pequena introdução, contextualizando cada livro da Bíblia e ajudando-nos a meditar. Servimo-nos destas introduções muitas vezes para perceber a leitura, quando ela é mais difícil de interpretar! Estes missais compram-se em livrarias católicas, têm a aparência de uma Bíblia, e naturalmente, custam algum dinheiro :) mas valem a pena! Permitem também, claro, que possamos ter acesso às leituras a qualquer momento do dia, com o computador desligado...

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D