Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Uma casa para o Senhor

por Teresa Power, em 17.12.14

Na tarde de domingo passado, fomos a um sítio muito especial. Eu já tinha ouvido falar dele, e já tinha lido alguma coisa na Internet sobre ele, mas nunca o tinha visitado. Com a chegada do Advento, senti uma vontade imensa de o visitar e de ali rezar. Mas como fazer? Este sítio de que vos vou falar fica numa aldeia pequenina aqui nos arredores de Anadia, e eu não fazia ideia de como lá chegar, pois nem sequer sabia bem que aldeia era... Felizmente, a São teve a mesma lembrança:

- Teresa, gostava de lhe mostrar o Santuário do Loreto... Já ouviu falar?

Com a São por guia, e depois de muitas curvas em estradas apertadas, lá chegámos. Sorri, ao pensar como é típico de Nossa Senhora escolher o mais pequenino lugarejo para habitar...

Os meninos iam excitadíssimos: íamos visitar a única réplica, na península Ibérica, do Santuário do Loreto, em Itália! Existem no nosso país muitas igrejas com o nome de Loreto, ou Nossa Senhora do Loreto, mas nenhuma outra é santuário ou pretende ser idêntica, inclusivamente em dimensões, ao santuário italiano.

- E o que é o Santuário do Loreto? - Quiseram saber.

- Diz-se que, na Idade Média, a Casinha de Nazaré, onde Maria, Jesus e José viveram, corria sérios riscos de ser profanada pelos muçulmanos. Então os anjos pegaram nela e levaram-na até Itália, terra do Papa, onde a depositaram gentilmente no lugar do Loreto...

- E isso é verdade?

- Não sabemos, claro! Terão sido anjos? Terão sido os cruzados? Terá sido uma família, como se diz também, de apelido "Anjos"? Ou não terá sido nada disso? A verdade é que a casinha do Loreto, apenas com três paredes, está pousada realmente sobre o solo do Loreto, sem qualquer alicerce; e em Nazaré, naquele que é considerado o lugar da casinha da Sagrada Família, temos uma parede de gruta e alicerces de outras três paredes, inexistentes... O material da casinha do Loreto e as medidas correspondem em tudo à casinha de Nazaré. O resto são suposições!

 

O Santuário do Loreto, no lugar de Vale de Boi, Moita, fica por detrás da igreja paroquial. Em frente da igreja, vive uma senhora, também de nome São, que está encarregue de cuidar da igreja e do santuário e que possui as qualidades necessárias para fazer de guia aos peregrinos. Foi ela que nos acolheu e nos levou ao interior da casinha da Sagrada Família. Durante toda a visita tivemos ainda a companhia do seu enorme e meigo cão:

DSC00266.JPG

DSC00275.JPG

DSC00274.JPG

Neste belíssimo santuário encontra-se uma pedra do santuário original, que pudemos contemplar:

DSC00284.JPG

 E uma réplica da estátua da Virgem do Loreto:

DSC00269.JPG

Os meninos observaram tudo com imensa atenção, e aproveitaram para brincar um bocadinho...

DSC00276.JPG

DSC00280.JPG

 Depois, de joelhos, rezámos a nossa consagração a Nossa Senhora Auxiliadora, Mãe de Caná, e o Angelus, essa belíssima oração de Advento:

DSC00287.JPG

Finalmente, deixámos a casinha do Loreto e entrámos na noite, bela, luminosa, serena... Ao longe, brilhavam as luzes de Anadia e, para além delas, brilhavam certamente as da nossa casa.

DSC00294.JPG

Deixei o santuário com uma sensação profunda de paz e de alegria, e uma vontade imensa de ali voltar. Os últimos Papas tem repetido, ao visitarem o Santuário do Loreto,  que ali é a Mãe que nos recebe à porta e nos convida a entrar e a ficar!

Santa Teresinha visitou o Loreto numa peregrinação, e na sua autobiografia falou desta visita com imenso carinho. No santuário da Moita, na parede exterior, está uma placa com a transcrição do texto de Teresinha:

DSC00293.JPG

Ao regressar a casa, ao acender a lareira e começar com os banhos, ao preparar o jantar e ao pôr a mesa, ao brincar com os meus filhos e ao dar-lhes um beijo de boas noites, percebi de repente a misteriosa história do Loreto:

A casinha de Nazaré estava ameaçada. Era preciso encontrar um lugar seguro onde a guardar, para que nada se perdesse... Os anjos pegaram nela e transplantaram-na para o Loreto. Só para o Loreto? Não estarão os anjos encarregues de transplantar a casinha de Nazaré para todos os lugares que a quiserem receber? Não poderão os anjos transplantar a casinha de Nazaré para a Moita? Não poderão os anjos transplantar a casinha de Nazaré para a minha casa, para a vossa casa, para a casa de qualquer cristão que queira acolher a Sagrada Família?

Diz o salmo 132/131:

 

"Não entrarei na tenda de minha casa

nem subirei ao leito de meu repouso,

não concederei aos olhos o sono

nem às minhas pálpebras o descanso,

até encontrar um lugar para o Senhor."

 

A casinha da Sagrada Família esteve ameaçada desde sempre, afinal! Imagino S. José a rezar mentalmente este salmo, enquanto batia a todas as portas de Belém, com Maria prestes a ter o Menino... Imagino de novo S. José a rezar este salmo, a caminho do Egipto, e de novo a caminho de Nazaré... Imagino os anjos a deliberar para onde deviam levar a casinha durante os tempos das perseguições islâmicas... Mas acima de tudo, imagino o Senhor agora, à minha porta, desejoso de saber se aqui há lugar para Ele!

O Advento já vai adiantado. Apressemo-nos a fazer espaço para a Sagrada Família nas nossas casas, nas nossas famílias, nos nossos corações! Não podemos descansar enquanto o não fizermos... Então, os anjos pegarão na casinha de Nazaré e deixá-la-ão aqui mesmo. Ámen!

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 06:37


1 comentário

De carla a 17.12.2014 às 23:50

E muitas graças tem concedido e milagres feitos às gentes da Moita. Bem haja ao p.de Vitor por ter feito nascer este santuário....

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D