Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Uma terra que o céu rega

por Teresa Power, em 29.08.14

- Tenho lido tudo o que posso sobre educação, crianças, alimentação saudável, etc.  Antecipo-me assim a todos os problemas que ele possa vir a ter, de saúde e de personalidade, para que se torne então num adulto feliz.

Escutei esta frase ontem na praia, à beira-mar, enquanto "ele" e os meus quatro mais novos brincavam juntos na água, em alegres gargalhadas. Não tenho qualquer dúvida sobre a boa intenção desta mãe e as suas capacidades maternais, que são evidentes. Mas embora, como esta mãe, eu também me empenhe o mais que posso na educação dos meus filhos, não me identifico com a sua segurança. Porque esta segurança transforma-se muito depressa em culpabilização, se por acaso as coisas não correrem tão bem assim.

Os nossos filhos são antes de tudo filhos de Deus. Em oração e através do estudo - sim, é importante estudar, ler e reflectir sobre educação - precisamos de encontrar caminhos de felicidade para eles. Mas nunca nos esqueçamos de que o Pai dos nossos filhos é também o nosso Pai, e portanto, diante do Senhor somos todos irmãos.

- Só podemos fazer o que está ao nosso alcance. O resto, temos de entregar nas mãos de Deus. Peço todos os dias a Nossa Senhora que me ajude a educar estas crianças como educou Jesus - Dizia-me uma outra mãe, numa outra tarde, desta vez no parque. Estava preocupada, porque depois de ler tudo e tentar todas as técnicas, continuava sem ver resultados num determinado campo da vida de um dos seus filhos. A sua confiança em Deus, contudo, despertou em mim a certeza de que tudo irá correr bem com a sua família. Pois quando aceitamos o Senhor como o Pai dos nossos filhos e o nosso Pai, quando confiamos em Maria como a Mãe dos nossos filhos e a nossa Mãe, nada temos a temer.

 

Quando o povo de Deus chegou à Terra Prometida, Deus explicou-lhe:

 

"A terra em que vais entrar para dela tomar posse não é como a terra do Egito de onde saíste, onde lançavas a semente e a regavas bombeando com os pés, como se rega uma horta. A terra que ides ocupar é uma terra de montes e vales, que bebe a água das chuvas do céu. É uma terra da qual o Senhor teu Deus cuida e pela qual olha continuamente, desde o começo até ao fim do ano." (Deut 10, 10-12)

 

A educação assemelha-se mais a Canaã que ao Egito. Educar uma criança é semear, cuidar, plantar, fazer crescer;  mas se Deus não cuidar desta terra continuamente, desde o começo até ao fim do ano, ela não dará fruto, por muito que nos esforcemos! Assim, rezemos pelos nossos filhos e com os nossos filhos, para que a chuva do céu nunca deixe de cair...

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 06:36


3 comentários

De gralha a 29.08.2014 às 13:11

Engraçado, hoje a minha oração foi de acção de graças a Deus Pai que ama os meus filhos ainda mais do que eu, e a Maria, que está a velar por eles enquanto estão longe de mim. De facto, nunca podemos assegurar a 100% a segurança aqui na terra mas podemos confiar que essa chuva boa não deixará de cair quando necessária.

De Orquídea a 29.08.2014 às 14:22

Exatamente . Quando se tem filhos assim já crescidos, como eu, percebemos melhor que o que fizémos foi tão pouco. De facto, a nossa confiança em Deus (e a confiança deles também) é a força que os faz ultrapassar as dificuldades e viver felizes e bem sucedidos: Agora percebo que o nosso papel, enquanto pais, ou apenas mães, é ajudar a que não se "distraiam" nem sejam "perturbados" desse caminho que Deus criou para eles e que de certeza o melhor e o que os conduz à felicidade. O difícil, muitas vezes é percebermos, em cada momento, que os caminhos de Deus para os nossos filhos, e consequentemente a felicidade, podem não ser os que nos parecem mais diretos . Hoje, quando penso no passado, no crescimento dos meus filhos, dou muitas graças a Deus porque me deu a força de acreditar, me deu amigos (como o casal Power ) e muitos outros que ajudaram a ter confiança no AMOR de Deus. Obrigada grande ao casal Power , que durante um período complicado das nossas vidas, participou a foi a luz de do Amor de Deus pela nossa família.
Bjs e muitas saudades.

De Teresa Power a 29.08.2014 às 16:32

Obrigada Orquídea! Foste um modelo de mãe para mim, quando eu estava apenas a começar e tu já tinhas dois meninos tão bonitos por dentro e por fora :)

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D