Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
A Clarinha lembra-se bem do momento em que surgiu a inspiração: eu estava no carro sozinha com ela, pouco antes das férias começarem, e falávamos do Natal.
- Nossa Senhora e S. José tiveram um início de vida de casados tão difícil! - Comentei eu, ao guiar através da chuva. - Imagina, Clarinha, com um tempo frio assim, Nossa Senhora grávida sobre um burrinho, a caminho de Belém...
- Imagino-te a ti, quando estavas grávida, sobre um burrinho! - Riu-se a Clarinha, divertida - Devias ficar linda!
- Ora! Acho que às vezes se medita pouco nesta caminhada de Maria e de José. O Natal não foi um acontecimento tão romântico quanto o fazemos parecer, nos nossos postais ilustrados! Foi duro. Duro mesmo! Duro para Maria e José, que tiveram tanto que caminhar, e depois tiveram de procurar um abrigo entre o povo de Belém...
- Para terminarem num estábulo... Realmente, não foi fácil!
- E logo depois do nascimento de Jesus, nova caminhada: no meio da noite, José chamou Maria e disse-lhe que tinham de fugir o mais depressa possível, que Herodes queria matar Jesus!
- Parece um filme de acção...
- Foi o começo da nossa salvação. Jesus sofreu ainda antes de nascer!
A Clarinha cantarolava no carro. De repente, gritei:
- Já sei! É isso!
- Isso o quê?
- Vou escrever uma Via Sacra de Natal! Vou escrever catorze estações, para podermos meditar como deve ser em cada um dos pequeninos episódios da vida da Sagrada Família!
- Vais escrever o quê?
- Deixa lá. Depois eu conto!
Habituada aos meus devaneios, a Clarinha encolheu os ombros.
Meditamos pouco nos textos do Natal. Contamo-los às crianças, encenamo-los para elas, mas meditamos pouco neles enquanto adultos. Durante estes dias de férias, decidi escrever uma curta meditação para cada um dos catorze passos desta primeira Via Sacra, esta primeira caminhada da Sagrada Família, onde começou a nossa salvação.
No Retiro de Natal, para o qual todos, todos os nossos leitores estão convidados, no próximo sábado dia 3, em Fátima, iremos fazer o Caminho dos Pastorinhos, meditando nas catorze estações da Via Sacra do Natal. Venham meditar connosco! Deixo aqui o PDF com a Via Sacra, para poderem descarregar e trazer convosco para o retiro - ou para descarregarem e fazerem em casa, na vossa oração pessoal ou familiar. Se alguém quiser ir ao retiro e não tiver oportunidade de imprimir este texto, por favor diga-mo para o mail (ntpower@sapo.pt), para eu tratar disso! Aqui fica: Via Sacra do Natal
E por falar em Natal...
Que dizem deste presépio? Repararam nos anjos pendurados na Árvore de Jessé? A Lúcia pediu ajuda à Clarinha, e as duas presentearam-nos com esta belíssima representação do Natal! Depois veio a Sara, pegou no Menino e declarou: "É meu!" E levou-o consigo.
E fez ela muito bem