Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Voar contra o vento

por Teresa Power, em 29.05.14

- David, no verão vamos para o campo de futebol lançar aviões. Vou aprender a construir um pequeno avião estas férias, e tu vais ajudar-me!

- Ena, Frankie, ainda melhor que o carro de rolamentos!

- Sim, e vais ajudar-me a pô-lo a voar!

- Claro!

- Temos de aproveitar um dia de vento.

- O vento empurra o avião para cima?

- Pelo contrário! Sabes que os aviões descolam e aterram contra o vento?

Eu escutava distraída a conversa entre os dois rapazes, enquanto estendia roupa. A última questão do Francisco deixou-me curiosa.

- Ora explica lá isso melhor! - Pedi-lhe.

O Francisco explicou-me então as leis da aerodinâmica, utilizando termos como sustentação, gravidade, etc. Não reti muito de toda esta informação, pois a física não é o meu forte. Mas entendi o suficiente...

 

Ser cristão é levantar voo contra o vento, claro! Jesus disse-o antes ainda de morrer na cruz:

 

"Vão deitar-vos as mãos e perseguir-vos, metendo-vos nas prisões; hão-de conduzir-vos perante reis e governadores, por causa do meu nome. Assim, tereis ocasião de dar testemunho. Gravai, pois, no vosso coração, que não vos deveis preocupar com a vossa defesa, porque Eu próprio vos darei palavras de sabedoria, a que não poderão resistir ou contradizer os vossos adversários. Sereis entregues até pelos pais, irmãos, parentes e amigos. Hão-de causar a morte a alguns de vós e sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas não se perderá um só cabelo da vossa cabeça. Pela vossa constância é que sereis salvos." (Lc 21, 12-19)

 

Estou convencida de que o cristianismo irá renascer na Europa, exactamente por causa da perseguição que, também na Europa, se está a intensificar contra os cristãos. Sem ventos contrários, não podemos levantar voo!

No momento em que escrevo, os cristãos na Síria, na Nigéria, no Iraque e em tantas outras partes do mundo estão a ser violentamente impedidos de professar a sua fé. No momento em que escrevo, o mundo aguarda a libertação de mais de 200 meninas cristãs, barbaramente raptadas há dois meses atrás quando frequentavam a sua escola cristã; no momento em que escrevo, uma mãe sudanesa encontra-se presa por ter cometido o delito de casar com um cristão. Tal como Jesus previu, esta mulher foi entregue pelos seus familiares. Junto dela, está um filho de 20 meses; no seu ventre, o segundo filho, com oito meses de gestação. O tribunal condenou-a à morte assim que termine a amamentação do bebé que está para nascer. O que devia Miriam fazer para salvar a sua vida? Renegar a sua fé. Com uma calma e uma segurança impressionantes, Miriam diz que nunca o fará. Miriam irá levantar voo contra todos os ventos, e alcançar uma coroa de glória que brilhará por toda a eternidade. Aqui fica o link para poderem assinar a petição pela libertação desta grande mulher, feita pela Amnistia Internacional.

 

Fico a pensar na quantidade de vezes em que adio o "voo" porque os ventos estão contrários... Se nos falta o tempo, deixamos de rezar; se nos falta o dinheiro, deixamos de ajudar os outros; se o marido ou a mulher não querem ir à missa, deixamos nós de ir; se a vida corre mal, perdemos a fé; se todos fazem, fazemos também; se ninguém faz, deixamos de fazer...

De que temos nós medo? Não prometeu Jesus cuidar até dos cabelos da nossa cabeça? Com medo dos ventos contrários, perdemos a oportunidade de voar!

 

 

Celebremos a Solenidade da Ascenção do Senhor - começando já esta quinta-feira, mas em especial no próximo domingo - levantando os olhos, o coração, a mente e a vontade para esse Céu, onde só um vento contrário nos pode lançar!

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:23


4 comentários

De Lilian a 29.05.2014 às 09:53

Ai Teresa fico tão triste com isto... Na turma do meu filho do meio, quarto ano, também já há disto... Pais que pagam por uma nota alta! No outro dia ele perguntou-me porque nós cá em casa não fazíamos o mesmo é, antes que eu pudesse responder, o mais velho disse: "era o que mais faltava, a recompensa de teres uma nota alta é poderes ficar com os conhecimentos do que estudaste, graças a Deus que te deu uma cabecinha boa e uns pais que se preocupam contigo!"
E aí eu fiquei de coração cheio.... e tranquilo!

De Ricardo a 29.05.2014 às 11:56

Olá
Hoje procurava blogs que falassem sobre a família e encontrei o vosso blog. Gostei imenso, aqui em casa já tivemos a ler e já ganharam mais quatro leitores (embora só dois saibam ler :) ).

obrigado

Ricardo

De Teresa Power a 29.05.2014 às 12:09

Benvindos os quatro! Um abraço especial aos "leitores" mais pequenos... que Deus vos abençoe! Ab Teresa

De Olívia a 30.05.2014 às 15:59

Na escolha dos Santos Padroeiros procurámos Santos com os nossos nomes, e ficou Santa Maria, mãe de Deus para a filha mais nova, Santa Margarida para a mais velha, Santa Joana D'Arc para mim e o meu marido, já depois do retiro escolheu S. Nuno de Santa Maria (Condestável). As minhas filhas em especial a mais velha ficaram muito sensibilizadas com a história de cada um dos nossos Santos, afinal pensavam que eles eram santos apenas porque eram boas pessoas, mas ao ler cada uma das histórias de vida ficaram a perceber que para ser santo é preciso confiar no Senhor, mesmo que sejam perseguidos, torturados e mortos... muitas vezes em idades ainda jovens. É triste saber que num século onde tudo é progresso e desenvolvimentos ainda somos confrontados com a perseguição. Hoje daremos graças por podermos ir à Igreja sempre que queremos.
Também já assinei a Petição. Esperemos que voltem atrás nesta cruel e desumana decisão.

Comentar post




subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D