Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
Hoje é dia de S. Joaquim e Santa Ana, os pais de Nossa Senhora, segundo o evangelho apócrifo de S. Tiago. Joaquim e Ana foram, pois, os avós de Jesus! Imagino Jesus muito alegre, brincando ao colo dos seus queridos avós, recebendo deles miminhos e coisas doces, mas também palavras cheias de sabedoria.
Os meus filhos têm uma grande avó: a minha mãe, a vovó Mimé. Ela encarrega-se de os encher de mimos! Vive em Aveiro, a trinta quilómetros da nossa casa, e tem a seu cargo a sua mãe e minha avó, já muito velhinha e doente. Quase todas as sextas-feiras do ano, o Francisco e a Clarinha apanham o comboio no fim das aulas e vão visitar as duas, regressando também de comboio sábado de manhã. Outro dia, a sorte de dormir em casa das avós coube ao David e à Lúcia (que não foram de comboio, naturalmente!). Que alegria, passear com a avó por Aveiro, ver montras cheias de estátuas (pelo menos foi o que me disse a Lúcia... Acho que estava a referir-se aos manequins!!!), dar pão aos patos na ria e brincar no parque!
Quando não vão a Aveiro, vem a avó dormir a nossa casa. Ficamos todos tão contentes! Ninguém como as avós para encher uma casa de histórias, gargalhadas e mimos!
Pedi ao David que escrevesse um pequeno texto à sua querida vovó Mimé. Passou-o a limpo três vezes antes de o conseguir escrever sem riscos - as férias fazem destas coisas! Aqui fica:
Há uma passagem nas Escrituras que gosto muito de ler. Diz assim:
"Jovens e velhos rejubilam em conjunto
As jovens dançarão de alegria!" (Jr 31, 13)
É verdadeiramente uma alegria, quando uma família consegue rejubilar em conjunto, os mais velhos com os mais novos! E ainda melhor, quando conseguem rezar juntos, como fazemos cá em casa e referiu o David. Escreveu um autor que muito admiro, Mark Miravalle:
"A oração do Rosário é uma das poucas orações com a flexibilidade que lhe permite ser ao mesmo tempo oração vocal, meditação e oração contemplativa - e isto enquanto todos rezam a mesma oração. As crianças estão a fazer oração vocal; os pais podem estar a meditar nos mistérios do Rosário; e os avós podem até alcançar a contemplação, basicamente porque não são os responsáveis pela disciplina das crianças durante a oração familiar! As suas mentes podem elevar-se como asas de águia, como diz S. João da Cruz. Que outras orações permitem às pessoas, em diferentes estádios da sua maturidade espiritual, beneficiar completamente da mesma oração?" (Mark Miravalle, Medjugorje and the Family)
Experimentem... Chamem os avós para a oração do Rosário - ou então, avós, chamem os netos! E rezem em conjunto para celebrar o dia de hoje! Feliz dia dos avós!